sábado, 18 de abril de 2009

Photoshop: Aprenda a fazer o Homem de água - 4

Por Igor Pankiewicz
quinta-feira, 16 de abril de 2009
Crie as mais fascinantes transformações de pessoas para explosões de água com este tutorial passo-a-passo!

Atenção!

Desta parte em diante o Photoshop foi alterado para a versão CS4 em virtude de alterações de computador (sabem quando ele resolve pifar?). Os menus estarão em inglês, mas você pode acompanhar tudo traduzido no texto do tutorial, não se preocupe.

Quarta etapa – “Criando” ou “Copiando”?

Eu sei: você não aguenta mais ler estas “baboseiras de ajuste de camadas e cor, pintura, dinâmicas e mesclagem, recorte, camada, camadas, sobreposição, matiz e saturação e...”, mas é apenas com conhecimento que se constrói um acabamento de qualidade. Por isso agora vou mostrar a vocês como copiar as gotas e espirros de água que serão jogados sobre nosso amigo por meio da seleção de canais de cor, que é o método mais adequado para a tarefa.

Como coloquei no início do texto, a preferência é por imagens fortes, destacadas e dinâmicas, preferencialmente com fundo preto para facilitar. Caso você arranje outras imagens com fundo claro, apenas inverta as cores pressionando Ctrl+I no seu teclado para seguir os mesmos passos colocados na sequência. Ânimo, estamos quase lá!

Abra a imagem normalmente e, na janela em que ficam as camadas, selecione a guia Canais (channels). Clique de uma por uma para ver qual oferece o maior nível de contraste (a que fica com menos tons de cinza no fundo e na imagem, mas sim diferenças boas entre preto e branco). Para a imagem de exemplo, o melhor canal foi o azul.

Clique com o botão direito sobre o canal (assim como para as camadas) e duplique-o. Em seguida deixe apenas ele visível (marque o olho ao seu lado e desmarque o restante dos canais RGB) e abra Imagem > Ajustes > Curvas (Curves, o atalho é Ctrl+M). Nela, arraste ligeiramente o ponto superior direito em direção ao centro, aumentando um pouco o contraste, mas não muito para não estragar a transparência da gota.

Confirme a ação e, de volta ao painel de canais, clique sobre o primeiro ícone que está na parte inferior (em formato circular vazado) para criar uma seleção apenas da água. Agora remarque os canais de cor e desmarque apenas o duplicado. Em seguida, volte à aba de camadas e pressione Ctrl+J para criar uma camada duplicada, contendo apenas água, em sua mais pura forma! Para visualizar se você conseguiu, oculte a camada de baixo, original:

Mais uma etapa vencida e estamos, finalmente, prontos para aplicar os esguichos de água! Pode apostar, com um pouco de criatividade e domínio de corte e colagem em camadas essa parte acaba sendo uma das mais fáceis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Volte Sempre.