sábado, 18 de abril de 2009

Photoshop: Aprenda a fazer o Homem de água - 3

Por Igor Pankiewicz
quinta-feira, 16 de abril de 2009
Crie as mais fascinantes transformações de pessoas para explosões de água com este tutorial passo-a-passo!

Terceira etapa – Iluminando as roupas

Para que presta um cenário perfeito se o protagonista da cena parece ter vindo de outro planeta (ou de outra fonte de luz)? Exatamente, para nada! Justamente por isso a próxima parte do tutorial envolve algumas mudanças na roupa do Homem de água! Aqui vai uma comparação do antes e depois:

Não se preocupe, pois as coisas aqui são bem mais fáceis, eu garanto! Comece criando uma seleção em torno apenas da blusa com a ferramenta de sua escolha (laço poligonal é uma boa pedida aqui) e duplicando-a (Ctrl+J ou botão direito sobre o título da camada na janela apropriada).

Agora que você já possui apenas a jaqueta separada, mude seu modo de mesclagem para Divisão (Divide).

Isso dá um brilho mais forte e também mais impacto, mas o verde não cai muito bem com o fundo adotado, portanto transforme a blusa em cinza dessaturando-a. É só abrir a janela de ajustes de Matiz/Saturação (Ctrl+U) e mover o deslizador central todo para a esquerda:

Repita o procedimento de seleção e duplicação da blusa para a calça, selecionando a camada base do dançarino antes de efetuar a ação.

Mude o modo de mesclagem para Subexposição de Cores (Color Dodge) para obter a iluminação mais gritante (divisão também funciona, mas é mais suave, o que não é a intenção.

A composição a esta altura já está bem mais interessante, mas falta concluir a iluminação. Selecione novamente a camada base para o corpo (a que não foi alterada), clique no ícone para criar uma nova camada (assim ela fica acima da original, mas abaixo das demais duplicadas) e vá pintando uma faixa esfumaçada em preto ao redor das bordas externas da calça como mostrado abaixo. Não se preocupe com o cenário, pois já corrigiremos isso:

Está vendo a opção acima, Criar Máscara de corte (Create Clipping Mask)? Ao ligá-la você faz com que apenas os pixels coincidentes com a camada de baixo sejam mostrados, logo, tudo que está para fora da calça será ocultado. Para ativar o recurso apenas clique com o botão direito sobre a camada e selecione a opção já mostrada.

Muito bem! Nosso cenário está, enfim, pronto para receber o Homem de Água. Mas como criar o efeito? Não se preocupe, o processo é demorado, mas depois que você aprender os passos básicos e entender a separação de canais (nosso próximo tema para este tutorial) será possível criar suas próprias variações, veja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Volte Sempre.