sábado, 18 de abril de 2009

Photoshop: Aprenda a fazer o Homem de água - 1

O tutorial possui um total de cinco páginas!

Por Igor Pankiewicz
quinta-feira, 16 de abril de 2009
Crie as mais fascinantes transformações de pessoas para explosões de água com este tutorial passo-a-passo!

Depois das séries de super-herois, efeitos especiais, reflexos avançados, carros tunados e outras “maracutaias” de programas para edição de imagens, é com muita alegria que trago para vocês o maior — e mais completo — tutorial de Photoshop já visto no Baixaki: o Homem de água!

Existem outros tutoriais similares a este (derivados do trabalho original de Nik Ainley), inclusive com poses parecidas para a pessoa que servirá de base, entretanto a maioria deles se encontra em inglês e é de difícil acesso. Outra razão para a criação deste texto é justamente fazer com que o usuário entenda como montar o efeito de água para quase qualquer imagem. Ao fim, você só precisará de um pouco de imaginação.

Tudo é bem trabalhoso, mas há uma enorme vantagem: por só ser necessário usar algumas fotografias de imagem espirrando e um modelo para ser substituído pela água o tutorial não requer conhecimentos avançados, apenas o básico em manipulação de canais, cores e, principalmente, sobreposição de camadas.


Resumo da obra

Nível: Intermediário

Mesmo estando todas as etapas detalhadas, pressupõe-se que o usuário tenha tido o mínimo de contato com as ferramentas básicas do Photoshop antes de iniciar o tutorial.

Tempo necessário: de 4 a 6 horas, prepare a cadeira!

Material: Fotografias com pessoas em posição de movimento (e pouca pele à mostra) e de choques com água. Obtido a partir de bancos de imagens online (o SXC é gratuito, exigindo apenas um cadastro rápido). Lembramos que a distribuição deste conteúdo é proibida sem os devidos direitos de uso cedidos pelo autor. Para as imagens de gotas e espirros para a água acesse os seguintes links:

http://www.sxc.hu/photo/343357 - Splash arredondado.

http://www.sxc.hu/photo/514244 - Splash escuro.

http://www.sxc.hu/photo/604618 - Splash na jarra.

http://www.sxc.hu/photo/608789 - Ondas na superfície.

http://www.sxc.hu/photo/1139998 - Explosão de água - Principal imagem para este tutorial.

http://www2.istockphoto.com/file_thumbview_approve/3907017/2/istockphoto_3907017-water-splash.jpg - Versão de cortesia da imagem iStock.

Dica para marinheiros de primeira viagem: Tenham sempre na tela as pequenas janelas de visualização de Camadas e a barra de ferramentas, pois ambas serão utilizadas o tempo inteiro (mesmo que você domine boa parte dos atalhos que o programa oferece). Para abrir a primeira, simplesmente pressione F7 em seu teclado ou navegue até a opção “Janelas”, no menu principal.

Primeira etapa – Preparação e separação

Para começarmos a nossa revolução nesta pobre fotografia, vamos primeiro isolar o fundo do dançarino, mas em duas camadas separadas, portanto selecione-o com a ferramenta de sua preferência. Neste tutorial optei pela Caneta (Pen Tool), já que ela permite curvas dinâmicas e mostra resultados mais precisos que as demais. Para utilizá-la, apenas clique nos pontos desejados e, sem soltar o botão do mouse, arraste na direção desejada para curvar o traço.

Na hora de dar fechar a sua trilha com a caneta, basta clicar sobre o primeiro ponto que tudo será imediatamente ligado, como mostrado na imagem acima. Com o caminho (path) finalizado, pressione Ctrl+ENTER no teclado para criar uma seleção.

Agora que apenas a pessoa está selecionada em sua imagem, duplique-a. Para isso, você pode ou pressionar as teclas Ctrl+J ou navegar até a janela de camadas (F7), clicar sobre o título da atual com o botão direito do mouse e selecionar a opção Duplicar Camada (Duplicate Layer).

Este é o resultado similar ao que você deve obter, com a camada da pessoa isolada. Para ver apenas a nova camada, sem a de plano de fundo, simplesmente clique sobre o olho que está ao lado da sua miniatura na janela de camadas, como colocado acima.

Legal, não? Mas fique atento, pois algumas áreas ainda precisam de retoque, portanto pegue novamente a ferramenta de Caneta (Pen Tool) e crie contornos logo acima do ombro esquerdo do rapaz, na barriga (apenas sobre a pele) e na região interna da corrente dele, formando novamente seleções. Com estas prontas, utilize a borracha e apague a pele do abdômen e o cinza de fundo que ainda não foi eliminado das regiões citadas.

Muito bem! Agora que temos puramente a pessoa isolada, vamos aumentar a manga do moletom no lado direito da foto para que ele não cause problemas na hora de replicarmos e feito de água. Para isso, crie uma seleção sobre ele com a ferramenta de sua escolha e duplique seu conteúdo para uma nova camada pressionando Ctrl+J ou repetindo o processo descrito no início do tutorial.

Uma vez criada a nova camada, arraste-a um pouco para baixo e para o lado com a ferramenta Mover. Em seguida, navegue até o Menu Editar > Transformação Livre e, com o quadro de transformação ativado, clique com o botão direito do mouse sobre ele e escolha a opção Girar Verticalmente (Flip Vertical). Em seguida, vá ao Menu Editar > Transformar > Distorcer (Edit > Transform > Warp) para iniciar o modo de deformação. Nele, arraste os quadros de modo que se forme uma extensão natural da manga, como neste exemplo:

Para fazer as coisas se misturarem bem (qual é, vai deixar um risco mostrando que sua imagem não passa de uma montagem barata?) pegue uma borracha com bordas macias e de 150 pixels de raio e vá apagando as beiradas de longe. A etapa não é obrigatória, mas ajuda muito no resultado final.

Mescle a camada da extensão da manga com a camada do dançarino isolado para que elas virem uma só imagem achatada. Para isso, clique sobre o nome dela na janela de Camadas com o botão direito e escolha a opção “Mesclar abaixo”. Por fim, pinte cuidadosamente a pele do rosto, pescoço e peito de preto, pois não há carne humana nesse tutorial!

Por ora vamos dar um tempo ao nosso amigo e começar o trabalho no fundo da imagem. Mantenha a calma, pois a brincadeira está só começando! Veja o que será realizado na próxima etapa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Volte Sempre.