domingo, 31 de maio de 2009

Audacity: Como editar com mais de uma faixa

Por Pablo de Assis
sexta-feira, 22 de maio de 2009
Aprenda utilizar essa ferramenta de edição de áudio para editar com mais de uma faixa de som.

Uma das grandes vantagens do Audacity sobre outros editores de áudio é justamente a possibilidade de editar com inúmeras faixas diferentes. Essas faixas permitem criar efeitos de transição e sobreposição de sons essenciais para a criação de uma boa trilha.

Muitas vezes queremos colocar trilha sonora em uma narração que gravamos, ou narrar alguma trilha de áudio existente, ou mixar duas faixas de voz diferentes ou ainda fazer uma montagem de som com mais de uma trilha. Este tutorial vai ensinar como editar com múltiplas faixas para conseguir esses efeitos. Mas antes, é importante conhecer as ferramentas que serão utilizadas para isso.

Faixas de trabalho – A tela principal do Audacity, quando aberta, não traz nenhuma faixa de trabalho, mas é possível acrescentar quantas faixas você quiser, seja gravando um áudio novo, ou importando faixas existentes.

Edite diferentes faixas e clipes com várias ferramentas

Clipes de Áudio – A faixa de trabalho é um espaço onde estará o áudio a ser trabalhado. Cada áudio independente, seja de uma gravação ou de uma música já existente ou algo já editado, é um clipe independente que funciona separado um do outro.

Caixa de ferramentas do AudacityFerramenta de Seleção – É a ferramenta que parece um cursor de texto, permite selecionar partes da faixa de áudio para editar.

Ferramenta de Envelope – Essa ferramenta abre o modo de edição de envelope, que edita o volume do áudio, permitindo fazer fades ou diminuir o volume de partes específicas da faixa de áudio.

Ferramenta de Deslizar – Com esta ferramenta você pode movimentar os clipes dentro de uma mesma faixa de áudio. Esta ferramenta será importante depois para sincronizar as diferentes faixas.

Ferramenta de Zoom – Esta é uma lente de aumento que permite você ver com mais detalhes as faixas de áudio.

Com essas ferramentas é possível fazer muita coisa e editar usando as diferentes faixas.

Importar Faixas

As faixas de trabalho vão surgir no momento em que forem chamadas. Quando gravamos alguma no Audacity, o programa cria uma nova faixa de áudio para ele. Mas esta não é a única forma que existe para trabalhar com áudio. A forma mais comum é importar novas faixas de áudio de arquivos de MP3, WAV ou outros formatos suportados.

Siga os passos para importar novas faixas de audio

Para importar, basta ir ao menu Arquivo > Importar > Áudio... ou simplesmente ao atalho do teclado Ctrl+Shft+I. Você escolhe o arquivo de áudio que quer inserir e o Audacity cria uma nova faixa de trabalho. Para cada novo arquivo de Áudio inserido, é criado uma nova faixa de trabalho. Cada trilha de áudio importado é um clipe novo em uma faixa nova.

Inserir nova Faixa

Além de importar arquivos de áudio e gravar novos sons para criar uma nova faixa de trabalho, pode-se inserir uma através do menu Faixas > Add New > Faixa de Áudio, ou através do atalho do teclado Ctrl+Shft+N. Esse comando cria uma faixa vazia no final de sua lista. Isso vai permitir que você possa levar algum clipe existente de alguma outra faixa para a nova.

Veja como inserir novas faixas de audio

Ainda é possível inserir uma faixa de áudio estéreo em Faixas > Add New > Faixa Estéreo. A diferença entre a faixa mono e a estéreo é: a estéreo vai separar o áudio em dois canais que serão reproduzidos um de cada lado; enquanto a faixa mono vai reproduzir o áudio completo nos dois canais.

Sincronizar Faixas

Agora que você já tem suas faixas de áudio para editar, o próximo passo é sincronizar os diferentes clipes um com os outros. Se você quer adicionar uma trilha sonora a uma narração gravada, ou quer fazer uma montagem entre vários arquivos de áudio, esses arquivos precisam estar sincronizados. Para tal, basta você selecionar a Ferramenta de Deslizar. Ao clicar sobre algum clipe com essa ferramenta selecionada, você pode movimentá-lo dentro de um mesmo clipe à vontade, sempre lembrando que dois clipes não podem ocupar o mesmo espaço na mesma faixa.

É só clicar e arrastar o clipe para o local desejado

Uma outra ferramenta que pode ser usada para ajudar na sincronização dos clipes é a Ferramenta de Zoom. Com ela, você pode ver com mais detalhes onde iniciam os clipes e isso pode facilitar bastante na hora de deslizá-lo no momento que desejar. Vale lembrar que no topo da área de trabalho do Audacity você encontra uma marcação de tempo, ela pode ajudar a sincronizar as faixas de áudio.

Por padrão, ao movimentar um clipe, o Audacity irá alinhar a borda direita ou esquerda desse clipe à borda mais próxima de algum outro clipe em outra faixa. Isso facilitará bastante seu trabalho de alinhamento entre diferentes faixas.

Ajuste de Volume e Balanço

Uma das vantagens de se editar em diferentes faixas é a possibilidade de modificá-las independentemente. As modificações mais fáceis de serem feitas são as de volume e a de balanço (servem mais para as faixas estéreo).

Início de uma faixa estéreo

No início de cada faixa existe uma caixa com essas opções. Movimentando com o mouse os seletores tanto para aumentar ou diminuir o volume para alterar o balanço entre direita e esquerda fará com que todos os clipes daquela faixa passem a se comportar com aquela configuração.

Dessa forma, você pode escolher, por exemplo, que uma determinada faixa sirva somente para determinados efeitos sonoros que não podem ser muito altos. Configurando o volume dessa faixa, além de nivelar o áudio de todos os clipes da faixa, qualquer novo clipe que você venha a inserir naquela faixa terá a mesma configuração de volume.

Edição de Áudio

Conhecendo agora as principais ferramentas e funções de edição em várias faixas, você pode finalmente começar a edição propriamente dita. A edição de áudio basicamente significa cortar sons desnecessários, ajustar volumes, adicionar efeitos e sincronizar diferentes clipes e faixas.

Eliminar sons desnecessários

Faixa silenciada usando Ctrl+LEssa talvez seja a função mais simples e mais diversificada do Audacity. Para eliminar determinado som, basta você selecionar o trecho do áudio que quer apagar com a ferramenta de seleção e apertar a tecla Delete do teclado. Esse processo não deixará nenhum silêncio na parte onde se encontrava o áudio apagado. Caso você queira deixar aquela parte em silêncio para ser preenchida com algum áudio de alguma outra faixa, ao invés de deletar, você pode teclar Ctrl+L e simplesmente silenciar aquela seleção.

Uma outra forma é fazer o contrário: selecionar o áudio que você gostaria de manter e deletar todo o resto do clipe. Para tal, selecione com a Ferramenta de Seleção e depois clique com o botão esquerdo do mouse sobre o botão “Silenciar fora da seleção” na barra de ferramentas.

Ajustando Volumes com a Ferramenta de Envelope

A ferramenta de envelope permite alterar a amplitude ou volume do som de forma irregular, deixando algumas partes mais altas do que outras. Ela faz isso criando pontos no envelope que encerra o clipe. Esses pontos podem ser movimentados, deixando o espaço do envelope maior ou menor. Quanto maior for o espaço do envelope, maior o volume e quanto menor o envelope, menor o volume. Dessa forma, você pode criar diferentes efeitos de volume em diferentes pontos do clipe.

É só clicar para fazer os pontos e arrastar para modificar a faixa

Para criar algum ponto de edição de envelope, basta clicar na linha azul com a Ferramenta de Envelope. Movimentando esse ponto, você altera o tamanho do envelope. Vale lembrar que a localização do ponto não altera a faixa em si, somente seu volume. Para remover um determinado ponto de edição do envelope, basta selecioná-lo e arrastá-lo para fora da faixa.

Conclusão

Seguindo essas instruções básicas você será capaz de editar seus projetos de áudio, utilizando o Audacity. Lembre-se que qualquer ação que você faça pode ser desfeita com o Ctrl+Z, então não tenha medo de experimentar e errar. Essas dicas foram úteis a você? Conte-nos sua experiência com edição com multiplas faixas de áudio no Audacity!

Editar com várias faixas no Audacity é muito fácil!

2 comentários:

  1. Usando essas dicas fiz uma brincadeira bem interessante. O resultado final foi eu cantando em parceria com Frank Sinatra.
    Pode ser feito com qualquer música:
    Primeiro você procura da internet uma backtracking da música que você quer cantar. Depois a música original cantada normalmente.
    (Aqui tem o pulo do gato) - A backing track tem que ser o mesmo instrumental da canção original.
    Passos para a edição:
    Trilha 1 - backing track
    Trilha 2 - canção original(desliza para conincidir com a backing track)
    Trilha 3 - arma para gravar e canta junto com a original.

    Agora a finalização: Seleciona e deleta na original as partes que você quer aparecer cantando. Seleciona e deleta na trilha que vc cantou as partes que o cantor original vai continuar aparecendo.
    Depois de tudo acertado, salva tudo em uma trilha só. Vai ficar como se vc estivesse cantando junto com o seu cantador preferido.

    ResponderExcluir

Volte Sempre.