domingo, 17 de maio de 2009

GIMP: Ferramenta Tesoura

Por Fabio Roberto Machado Jordão
sexta-feira, 15 de maio de 2009
Ela vai te ajudar a isolar elementos e a retirar partes indesejadas das imagens. Conheça um pouco sobre esta ferramenta.

Como você já deve ter notado, aos poucos o Baixaki tem postado vários artigos para que você saiba como utilizar detalhadamente cada ferramenta do GIMP. Hoje iremos ensinar um pouco sobre a “Ferramenta Tesoura”, muito útil em vários casos, mas poucos sabem como utilizá-la corretamente.

Características da Ferramenta Tesoura

Há quatro modos de utilização da Ferramenta Tesoura. Esses modos são exatamente iguais aos que outras ferramentas de seleção apresentam. Confira abaixo para que serve cada modo e como utilizá-los.

  • Substituir: Esse é o modo comum de utilização dessa ferramenta. Ao utilizar o modo “Substituir” você automaticamente irá ignorar qualquer outra seleção que esteja feita, criando uma única seleção.

  • Adicionar: Imagine que você estava utilizando a “Ferramenta de seleção retangular”, porém, determinado objeto possui bordas imperfeitas que precisam ser selecionadas com a Ferramenta Tesoura. Para não perder a seleção que já está feita, clique neste botão para que as duas seleções sejam adicionadas. Veja a imagem abaixo que exemplifica este modo.

  • Subtrair: Esse modo tem o funcionamento contrário ao do “Adicionar”. Para que você possa remover determinada parte de uma seleção feita com a “Ferramenta de seleção retangular”, clique neste modo. Abaixo há um exemplo de como funciona este modo.

  • Intersecção: O último modo de utilização serve para selecionar apenas as partes semelhantes em duas seleções. Novamente peguemos como exemplo a “Ferramenta de seleção retangular”, agora você seleciona com a “Ferramenta Tesoura” algo que faça parte da primeira seleção realizada. Se houver um elemento, ou uma parte entre as seleções que seja igual, ela ficará selecionada, do contrário, as duas serão canceladas. Repare no exemplo abaixo.

Recursos da Ferramenta Tesoura

Esta ferramenta possui três recursos que podem aperfeiçoar o recorte da seleção que você deseja fazer. Confira o que cada recurso faz.

  • Suavizar: Marque esta caixa para que a ferramenta utilize bordas suaves, de modo que ela se adapte melhor a objetos com muitas curvas e detalhes.

  • Enevoar bordas: Caso você deseje que o objeto seja selecionado com uma borda com cores que vão desbotando, clique sobre esta caixa. O objeto será selecionado normalmente, mas após copiar a seleção e colá-la, você verá que a borda não está igual ao que você selecionou.

  • Exibir borda interativa: Ao marcar esta caixa fica muito mais fácil adaptar os pontos da seleção a borda do objeto.

Recortando

A tesoura é uma das poucas ferramentas inteligentes no GIMP, mas definitivamente ela tem suas aplicações e facilita muito o trabalho de quem utiliza o programa diariamente. Evidentemente, há várias ferramentas que podem substituir a Tesoura, porém, ela é única em alguns aspectos. Sem mais delongas, vamos a um exemplo básico.

Primeiramente clique sobre a Ferramenta Tesoura, ou aperta a tecla “I” em seu teclado para acessá-la. Agora vamos ao procedimento.

1) Veja nossa imagem abaixo. Você provavelmente terá alguma imagem guardada em que possa testar a Ferramenta Tesoura. Em nosso exemplo, vamos utilizar a ferramenta para selecionar o carro da imagem.

2) Utilize a Ferramenta Zoom e aproxime bem perto da região onde você irá recortar.

3) Marque as três caixas de recurso da Ferramenta Tesoura.

4) Clique na borda do objeto que você deseja selecionar.

5) No exemplo visto acima, a Ferramenta Tesoura não selecionou exatamente como queríamos, por isso é possível editar a borda. Apenas clique sobre o ponto ou linha que não ficou exatamente junto à borda e arraste essa parte para perto dos outros ponto. Após corrigir estes pequenos problemas continue selecionando a imagem normalmente.

6) Continue clicando sobre toda a borda do objeto. Após selecionar todo o objeto, aperte a tecla Enter.

7) Pronto, agora basta você copiar (utilizando o atalho Ctrl + C) ou recortar (usando o atalho Ctrl + V) para usar esta seleção em outro lugar. E claro, se você quiser basta pressionar a tecla Delete para excluí-la.

Aplicação

Você deve estar imaginando agora, de que esta ferramenta é útil, sendo que ela apenas cria uma seleção do objeto. Repare que há tantas funções em que esta ferramenta pode ser utilizada, que vai depender muito do projeto que você esteja realizando. Em nosso caso, optamos por criar uma montagem.

Após selecionar o carro da imagem, foi colada a seleção no mesmo projeto, contudo, arrastamos o objeto para a parte azul da imagem e diminuímos a opacidade da camada. Por fim adicionamos uma frase, como se fosse uma espécie de propaganda. Confira abaixo o resultado do nosso projeto demonstrativo.

Legenda: O carro que foi recortado com a Ferramenta Tesoura encontra-se no banner acima, que poderia ser utilizado como uma propaganda.

Agora é com você, utilize a ferramenta Tesoura a vontade e deixe seus projetos ainda mais bonitos. Boa sorte e boa utilização deste maravilhoso editor de imagens!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Volte Sempre.