quinta-feira, 30 de abril de 2009

Photoshop: Recuperando memórias — como restaurar fotos antigas e prejudicadas


Por Eduardo Karasinski
terça-feira, 28 de abril de 2009
Recuperando memórias: como restaurar fotos antigas e prejudicadas usando o Photoshop

Depois das câmeras digitais, a preocupação com fotos impressas, que eram guardadas gentilmente em álbuns para que não estragassem terminou. Agora as fotos não correm mais o risco de serem amassadas ou terem "o efeito do tempo", ficando amareladas, manchadas e cheias de riscos.

Mas, às vezes, encontramos aquela foto no fundo da gaveta, que "fugiu" de todas as outras e acabou estragando. Perdê-la seria uma pena. Mas ficar com ela toda estragada também não é uma boa coisa. Então, que tal restaurá-la? No Photoshop isso é muito fácil (mas requer um pouco de trabalho e paciência).

• • • • • • • • • • • • • •

Para começar, abra a sua foto "estragada" no Adobe Photoshop.

Neste tutorial nós vamos usar principalmente a Ferramenta de Clonagem. Selecione -a no Painel de Ferramentas.

No topo da tela, clique flechinha ao lado do tamanho do Brush e diminua o Hardness do pincel. Deixe entre 20% e 60% no máximo. Assim, a ponta ficará suave.

Com a Ferramenta de Clonagem, segure Alt e clique em um local de referência para o que você vai arrumar. Depois comece a passar por cima da área riscada.

Exemplo: como estamos arrumando a mala, pegamos como referência uma área igual a que estávamos arrumando.

Vá clicando e arrumando os riscos. Caso seja necessário, capture várias vezes áreas "limpas" (segurando Alt e clicando) para usar como referência para cobrir os riscos.

Basta ir clicando várias vezes, com calma, até arrumar toda a mala.

No caso deste chão a tarefa fica um pouco mais fácil, já que dificilmente se vêem grandes imperfeições nele (mesmo os riscos se misturam ao chão). Mas apague onde estiver mais evidente, ainda capturando a região semelhante e passando o pincel sobre o risco.

Os trilhos de trem aqui requerem mais calma e cuidado, pois há uma perspectiva específica.

Nas árvores e plantas temos o mesmo caso do chão. A diferença é que os riscos são visíveis. Mas, tirá-los é uma tarefa muito fácil.

Os riscos e manchas pretas funcionam como os riscos brancos, podendo ser removidos da mesma maneira.

Mas cuidado para não confundir com as sombras. Isso pode estragar a foto.

Com as pessoas é necessário ser um pouco mais delicado, para não borrar ou tirar a naturalidade.

Ao terminar de tirar os riscos, manchas e sujeiras, a sua foto ficará com uma aparência muito melhor:

Vamos aproveitar e dar mais suavidade ao céu. Pegue a Ferramenta da Gota (de Suavização) e passe no céu com cuidado.

Agora vamos dar um jeito na intensidade das cores. Vá ao menu Image > Adjustments > Brightness/Contrast.

Dependendo da foto, a alteração aqui pode variar. Nessa foto vamos dar um pequeno aumento no Brilho e no Contraste.

Opcional: não é o caso dessa foto, mas em algumas a cor pode estar um pouco distorcida. Vá ao menu Image > Adjustments > Color Balance. Nessa função é possível controlar o balanceamento das cores e fazer correções.

Clique com o botão direito na camada e selecione Duplicate Layer.

Mude o Modo dessa camada duplicada para Overlay.

Agora é só diminuir a opacidade dessa camada para algo em torno de 30% ou 35%.

E pronto. Veja o resultado final da foto, agora corrigida:

E também uma comparação de Antes e Depois da correção.

É isso aí. Não há motivos para deixar a sua foto "estragada" largada, para estragar ainda mais. Com certeza vale a pena passar, ao menos as suas fotos preferidas, para o computador, para depois consertá-la. Até a próxima!

GIMP: Remova cores seletivamente!

Por Luísa Barwinski
segunda-feira, 27 de abril de 2009
Aprenda a manter apenas as cores que interessam na foto que você está editando!

Você certamente já deve ter visto aquelas fotos com efeitos visuais incríveis em que a pessoa que a editou deixou apenas uma cor e o resto da foto ficou em preto e branco. Este efeito foi usado no filme Sin City e deixou milhares de espectadores de boca aberta com o resultado. Se você é fã deste filme ou então gostaria de saber como fazer para remover cores de maneira rápida sem precisar usar ferramentas como Varinha Mágica ou Seleção à mão livre, fique atento para os passos deste tutorial.

Se você está começando a editar imagens agora, este tutorial é ideal para o que você precisa. Afinal, remover cores e utilizar ferramentas de seleção são passos fundamentais para quem gosta de editar, tratar e adicionar efeitos nas fotografias e imagens em geral. Portanto, sente-se e fique preparado. Já vamos começar!

Primeiro de tudo, abra o seu GIMP e carregue uma imagem que possua cores bem definidas, ou seja, daquelas que seja fácil discernir as cores.

Agora, clique em “Cores” na barra de ferramentas e em seguida clique em “Matiz-saturação” e selecione a cor que você quer remover da sua imagem. Para remover a cor por completo, arraste o ponteiro da barra “Saturação” para o mínimo.

Repita este processo com as outras cores que você desejar remover.

Em alguns casos, pode acontecer de uma mistura de cores não ser excluída. Exemplo disso é o alaranjado, que não é removido se você quiser manter o vermelho ou o amarelo. Para resolver esta questão, utilize a Ferramenta de Seleção de Cor em conjunto com o botão SHIFT do teclado para selecionar mais de um local simultaneamente.

Com as áreas selecionadas, clique em “Cores” e em seguida em “Dessaturar”. Isto fará com que a região que você selecionou fique em preto e branco.

Utilizando ferramentas de seleção

Entretanto, existem outras maneiras de fazer a remoção de cor utilizando ferramentas de seleção do GIMP. Assim como as outras que já foram citadas neste tutorial, estas novas não são complicadas e até mesmo usuários que estão começando a mexer com o GIMP agora já podem fazer estas alterações.

Utilize aquela mesma imagem com cores bem definidas para testar este método.

Agora, crie uma nova camada clicando no primeiro botão da janela de camadas do seu GIMP. Na janela que vai aparecer, não se esqueça de marcar a opção “Transparência”. Do contrário, este método não irá funcionar.

Uma vez com a nova camada criada, tudo o que você fizer com as ferramentas de coloração (pincéis, lápis, balde de tinta) irão deixar a área em preto e branco. Portanto, agora é a hora de selecionar as regiões que você deseja remover a cor. Sinta-se livre para escolher a ferramenta que melhor o agrada. Neste tutorial, usamos a Ferramenta de Seleção Livre, por ela permitir traços irregulares.

Troque a ferramenta para a “Ferramenta de Preenchimento” e clique dentro da área selecionada. Isto fará com que a cor que havia nela seja removida.

Muito bem, agora que você já sabe como remover a cor de algumas partes da sua imagem, veja qual é o melhor modo para deixar a sua foto com efeitos diferentes e bonitos. Você conhece alguma outra maneira? Conte para a gente!

Fique ligado para mais tutoriais do GIMP e até mais!

domingo, 19 de abril de 2009

Gravação de legendas em vídeos

Este é um guia rápido do Superdownloads de como trabalhar legendas e vídeos. Você poderá criar seus próprios arquivos de legenda, manualmente, ou usar arquivos prontos para sincronizar nos vídeos em poucos passos. Para criação e edição, é necessário que você tenha instalado o Subtitle Workshop instalado, para compilar estes arquivos nos vídeos use o Avidemux ou escolha o player VLC Media Player Em português, Media Player Classic Homecinema ou Kantaris Media Player, que suportam reprodução com legendas externas. Veja:

Criação e edição

Estas são as partes interessantes do processo, pois você consegue criar ou editar arquivos já existente com poucos passos. O Subtitle Workshop é uma ferrementa fácil de usar (leia a análise dele para saber mais) e nem precisa de instalação, é só baixar e usar.

Criação

  • Digite CTRL+P para abrir o vídeo que receberá as legendas, depois clique em File e escolha a opção New subtitle. Note que aparecerá uma nova linha no campo abaixo do vídeo (1), então, no campo de texto (2) digite o que será exibido na frase. Veja:
http://superdownloads.uol.com.br/imagens/materias/Bruno%20Lima/Subtitle%20Workshop/shot_vista34-big-720px.jpg
  • Faça isso até completar todas as frases. Agora, vem a fase de sincronização, onde você indicará o tempo que cada uma aparecerá e desaparecerá da tela. Role o vídeo no player, então, quando chegar no tempo desejado, pause-o e veja o tempo exibido no lado direito (1) e guarde-o. Selecione o intem a ser sincronizado, digite CTRL+B para exibir o campo e cole a informação do passo anterior.
http://superdownloads.uol.com.br/imagens/materias/Bruno%20Lima/Subtitle%20Workshop/shot_vista36.png http://superdownloads.uol.com.br/imagens/materias/Bruno%20Lima/Subtitle%20Workshop/shot_vista35.png
  • Depois que tudo estiver terminado, clique no menu File e na opção Save as... para salvar o resultado no seu PC.

Edição

Como o Subtitle Workshop suporta os mais variados formatos de legenda, você não terá problemas ao corrigir pequenos erros de digitação, arrumar atrasos e adiantamentos no aparecimento das legendas ou mesmo convertê-las para.

  • Clique no botão File e na opção Load Subtitle para abir o arquivo que será editado. Se for uma edição nos textos (ele suporta formatação de caso, cor, fonte e várias outras opções), selecione a(s) linha(s) com problema, clique com o botão direito nelas e na opção Texts para ver estas ferramentas;
  • Se precisar melhorar a sincronização, use as mesmas opções de criação (passos anteriores) para arrumar individualmente ou selecione todas de uma vez e digite CTRL+D. O novo menu permite que todas as legendas sejam atrasadas (use o sinal -) ou adiantadas (use o sinal +).
http://superdownloads.uol.com.br/imagens/materias/Bruno%20Lima/Subtitle%20Workshop/shot_vista37.png

Feito todo o processo, você tem duas opções: usar uma ferramenta para gravar estas legendas nos vídeos ou um player que suporta legendas externas. Veja as duas opções explicadas na próxima página.

Esta operação poupa o trabalho de procurar players que suportem legendas externas, pois elas ficarão permanentemente e é simples de fazer. Primeiro, instale o Avidemux no seu computador.

  • Abra-o e clique no menu File e na opção Open... para adicionar o vídeo selecionado (caso você veja um menu com opção para ativar indexação ou para alteração de modo, clique em Yes);
  • Na lista de seleção Video (1) você poderá escolher o componente que converterá o vídeo do arquivo (sugerimos a opção MPEG-4 ASP (Xvid4)), no campo Audio (2) o componente que converterá o som (sugerimos que escolha a opção Copy) e no campo Format (3) o formato do novo vídeo compilado (este fica a seu critério);
http://superdownloads.uol.com.br/imagens/materias/Bruno%20Lima/Subtitle%20Workshop/shot_vista38.png
  • Clique no botão Filters, que fica logo abaixo do campo Video, e escolha a opção Subtitles no campo esquerdo. No campo central, clique duas vezes na opção Subtitler (a primeira da lista);
  • No menu seguinte, clique no botão Open, que fica em frente ao campo Subtitle File:, e selecione o arquivo de legenda. Feito isso, clique em Ok e em Close;
http://superdownloads.uol.com.br/imagens/materias/Bruno%20Lima/Subtitle%20Workshop/shot_vista39.png
  • Tudo pronto, agora é só criar o novo arquivo, para isso, digite CTRL+S (observação: ele não seleciona automaticamente a extensão do arquivo e você deverá digitá-la manualmente. Quando for escrever o nome do novo vídeo, ao fim dele, digite ponto+extensão, .avi ou .mp4, por exemplo. Para saber qual extensão colocar, veja o campo Format).

Players que suportam legenda externa

Escolha qualquer um dos players VLC Media Player Em português, Media Player Classic Homecinema ou Kantaris Media Player, pois eles permitem que você veja o vídeo e as legendas. Para fazer isso, abra o arquivo de vídeo desejado e arraste a legenda para dentro da janela deles (observe o formato suportado por cada um deles).

MAGIX FunPix: Criação de Caricaturas

Nem modelos estão a salvo com este editor!


"Excelente editor para você criar caricaturas hilárias de maneira muito simples!"

O MAGIX FunPix é o programa que pode ser o braço direito dos fãs do Orkut que gostam de fazer gracinhas com suas fotos. Este é um editor de imagens destinado à criação de caricaturas. Ou seja, é uma oportunidade para você exagerar nas orelhas, olhos, narizes e bocas de quem você quiser para criar composições hilárias.

Não somente para diversão, mas também para uma mentirinha básica, o FunPix Maker pode ajudar. Isso porque você pode pegar uma imagem sua com o peitoral flácido e transformá-lo em um tanquinho invejável.

Seja para aumentar aquele bíceps ou aumentar qualquer outra parte do corpo (!!!), o FunPix Maker conta com ferramentas que otimizam os formatos e proporções das imagens. Então você escolhe se deseja uma composição mais “realista” ou totalmente exagerada. Estique, aumente ou encolha qualquer detalhe de uma imagem, ou então adicione distorções à esquerda ou à direita e outros efeitos para causar um impacto totalmente diferente em suas imagens. Ou então as dos outros, nunca se sabe...

Nem modelos estão a salvo com este editor!

Basta abrir uma imagem e distorcer qualquer área dela, sem limites. O resultado você pode salvar como uma nova imagem, enviar por email, imprimir ou ainda complementar a edição em outro programa.

O FunPix Maker suporta os formatos JPG, BMP e PNG.

Veja as criações que o FunPix Maker pode fazer:

Interface e ferramentas

A interface do FunPix Maker é simplificada, composta por poucos elementos. Eles estão divididos em menu, barra de ferramentas padrão, propriedades da ferramenta, visualização e ferramentas para distorção.

Veja quais ferramentas você pode utilizar:

Draw – a área desejada será movida conforme o movimento do mouse. Pixels próximos também serão movidos em uma medida menor.

Grow – a área desejada será aumentada.

Shrink – a área desejada é encolhida.

Rotate Left/Right – gira a área para esquerda/direita.

Bump – cria uma espécie de falha na imagem. Tem um efeito mais drástico que o Grow.

Dent – assim como o Bump, mas na direção oposta.

Wave – distorce a imagem com formas de onda.

Explosions – distorce a imagem de uma maneira explosiva.

Clear – esta ferramenta remove as distorções. A força pode ser regulada.

Interface descomplicada.

Cada ferramenta tem propriedades que podem ser ajustadas:

Allow horizontal/vertical distortion – caso um desses botões esteja desativado, então a distorção não será aplicada na direção correspondente.

Effect strength – define a força da distorção em relação ao movimento do mouse.

Brush size – o tamanho da distorção.

Brush size is independent of the selected zoom factor – quando ativo, o tamanho do pincel é sempre o mesmo relativo à imagem. Quando inativo, o pincel é aproximado juntamente com a imagem.

Registrando

O MAGIX FunPix Maker é um programa totalmente gratuito, mas é necessário registrá-lo para poder usá-lo. Na primeira vez que ele for executado, você será avisado sobre essa necessidade. Você tem sete dias para usar o FunPix Maker sem registrar, após esse registro, é necessário registrar.

Clique em “Register program”. Você deverá criar um login no site do desenvolvedor do FunPix Maker. Basta informar seu nome e país, fornecendo um endereço válido de email. Este endereço deve ser válido pois é nele que você vai receber o código para registrar sua cópia. Basta copiar o código oferecido e começar a usar o FunPix Maker.

sábado, 18 de abril de 2009

Photoshop: Aprenda a fazer o Homem de água - 1

O tutorial possui um total de cinco páginas!

Por Igor Pankiewicz
quinta-feira, 16 de abril de 2009
Crie as mais fascinantes transformações de pessoas para explosões de água com este tutorial passo-a-passo!

Depois das séries de super-herois, efeitos especiais, reflexos avançados, carros tunados e outras “maracutaias” de programas para edição de imagens, é com muita alegria que trago para vocês o maior — e mais completo — tutorial de Photoshop já visto no Baixaki: o Homem de água!

Existem outros tutoriais similares a este (derivados do trabalho original de Nik Ainley), inclusive com poses parecidas para a pessoa que servirá de base, entretanto a maioria deles se encontra em inglês e é de difícil acesso. Outra razão para a criação deste texto é justamente fazer com que o usuário entenda como montar o efeito de água para quase qualquer imagem. Ao fim, você só precisará de um pouco de imaginação.

Tudo é bem trabalhoso, mas há uma enorme vantagem: por só ser necessário usar algumas fotografias de imagem espirrando e um modelo para ser substituído pela água o tutorial não requer conhecimentos avançados, apenas o básico em manipulação de canais, cores e, principalmente, sobreposição de camadas.


Resumo da obra

Nível: Intermediário

Mesmo estando todas as etapas detalhadas, pressupõe-se que o usuário tenha tido o mínimo de contato com as ferramentas básicas do Photoshop antes de iniciar o tutorial.

Tempo necessário: de 4 a 6 horas, prepare a cadeira!

Material: Fotografias com pessoas em posição de movimento (e pouca pele à mostra) e de choques com água. Obtido a partir de bancos de imagens online (o SXC é gratuito, exigindo apenas um cadastro rápido). Lembramos que a distribuição deste conteúdo é proibida sem os devidos direitos de uso cedidos pelo autor. Para as imagens de gotas e espirros para a água acesse os seguintes links:

http://www.sxc.hu/photo/343357 - Splash arredondado.

http://www.sxc.hu/photo/514244 - Splash escuro.

http://www.sxc.hu/photo/604618 - Splash na jarra.

http://www.sxc.hu/photo/608789 - Ondas na superfície.

http://www.sxc.hu/photo/1139998 - Explosão de água - Principal imagem para este tutorial.

http://www2.istockphoto.com/file_thumbview_approve/3907017/2/istockphoto_3907017-water-splash.jpg - Versão de cortesia da imagem iStock.

Dica para marinheiros de primeira viagem: Tenham sempre na tela as pequenas janelas de visualização de Camadas e a barra de ferramentas, pois ambas serão utilizadas o tempo inteiro (mesmo que você domine boa parte dos atalhos que o programa oferece). Para abrir a primeira, simplesmente pressione F7 em seu teclado ou navegue até a opção “Janelas”, no menu principal.

Primeira etapa – Preparação e separação

Para começarmos a nossa revolução nesta pobre fotografia, vamos primeiro isolar o fundo do dançarino, mas em duas camadas separadas, portanto selecione-o com a ferramenta de sua preferência. Neste tutorial optei pela Caneta (Pen Tool), já que ela permite curvas dinâmicas e mostra resultados mais precisos que as demais. Para utilizá-la, apenas clique nos pontos desejados e, sem soltar o botão do mouse, arraste na direção desejada para curvar o traço.

Na hora de dar fechar a sua trilha com a caneta, basta clicar sobre o primeiro ponto que tudo será imediatamente ligado, como mostrado na imagem acima. Com o caminho (path) finalizado, pressione Ctrl+ENTER no teclado para criar uma seleção.

Agora que apenas a pessoa está selecionada em sua imagem, duplique-a. Para isso, você pode ou pressionar as teclas Ctrl+J ou navegar até a janela de camadas (F7), clicar sobre o título da atual com o botão direito do mouse e selecionar a opção Duplicar Camada (Duplicate Layer).

Este é o resultado similar ao que você deve obter, com a camada da pessoa isolada. Para ver apenas a nova camada, sem a de plano de fundo, simplesmente clique sobre o olho que está ao lado da sua miniatura na janela de camadas, como colocado acima.

Legal, não? Mas fique atento, pois algumas áreas ainda precisam de retoque, portanto pegue novamente a ferramenta de Caneta (Pen Tool) e crie contornos logo acima do ombro esquerdo do rapaz, na barriga (apenas sobre a pele) e na região interna da corrente dele, formando novamente seleções. Com estas prontas, utilize a borracha e apague a pele do abdômen e o cinza de fundo que ainda não foi eliminado das regiões citadas.

Muito bem! Agora que temos puramente a pessoa isolada, vamos aumentar a manga do moletom no lado direito da foto para que ele não cause problemas na hora de replicarmos e feito de água. Para isso, crie uma seleção sobre ele com a ferramenta de sua escolha e duplique seu conteúdo para uma nova camada pressionando Ctrl+J ou repetindo o processo descrito no início do tutorial.

Uma vez criada a nova camada, arraste-a um pouco para baixo e para o lado com a ferramenta Mover. Em seguida, navegue até o Menu Editar > Transformação Livre e, com o quadro de transformação ativado, clique com o botão direito do mouse sobre ele e escolha a opção Girar Verticalmente (Flip Vertical). Em seguida, vá ao Menu Editar > Transformar > Distorcer (Edit > Transform > Warp) para iniciar o modo de deformação. Nele, arraste os quadros de modo que se forme uma extensão natural da manga, como neste exemplo:

Para fazer as coisas se misturarem bem (qual é, vai deixar um risco mostrando que sua imagem não passa de uma montagem barata?) pegue uma borracha com bordas macias e de 150 pixels de raio e vá apagando as beiradas de longe. A etapa não é obrigatória, mas ajuda muito no resultado final.

Mescle a camada da extensão da manga com a camada do dançarino isolado para que elas virem uma só imagem achatada. Para isso, clique sobre o nome dela na janela de Camadas com o botão direito e escolha a opção “Mesclar abaixo”. Por fim, pinte cuidadosamente a pele do rosto, pescoço e peito de preto, pois não há carne humana nesse tutorial!

Por ora vamos dar um tempo ao nosso amigo e começar o trabalho no fundo da imagem. Mantenha a calma, pois a brincadeira está só começando! Veja o que será realizado na próxima etapa:

Volte Sempre.