quarta-feira, 22 de julho de 2009

Gimp: Crie fumaça sem precisar de fogo!


Por Luísa Barwinski
terça-feira, 18 de novembro de 2008
Faça fumaça em poucos passos, explorando as várias possibilidades que este programa oferece.

Bem vindo a mais um tutorial de GIMP! Desta vez, você aprenderá como fazer efeitos de fumaça em um dos editores de imagem mais utilizados. Vale lembrar que a versão utilizada neste tutorial é a 2.6.1. Portanto, certifique-se de que a sua versão é esta ou alguma próxima. Assim poderá encontrar as ferramentas com mais facilidade.

Vamos ao que interessa! Abra o The GIMP e mãos à obra!

1) Primeiro de tudo, crie um fundo preto com 800x600px.

2) Depois, crie uma nova camada e desenhe algumas bolinhas brancas grandes com o pincel. Apague metade das bolinhas formando meia lua e aplicar desfocagem gaussiana com 10px. Lembre-se de que todas as camadas de aqui em diante deverão ter fundo transparente.



3) Abra a opção Filtros, depois Distorções e por último, Deformação interativa. Selecione primeiro redemoinho anit-horário.


4) Pressione o botão esquerdo do mouse e faça ziguezagues rapidamente. Não clique em OK ainda. Clique em Mover e deixe a imagem semelhante a isto e aí sim, clique em OK.


5) Agora duplique a camada e como Shift + F e um clique, inverta a nova camada. Ajuste-a para não parecer apenas uma duplicação.

6) Aplique a desfocagem gaussiana nesta camada nova e em seguida combine-a com a de baixo. Depois, aplique novamente a desfocagem gaussiana.

7) No menu principal vá até Cores, em seguida clique em Curvas, no menu selecione Alfa e faça uma curva semelhante a esta:


8) Tecle F no teclado e contorne a imagem mantendo o botão esquerdo pressionado. Em seguida, clique como botão da direita e crie uma nova camada.

9) com a nova camada selecionada, clique em filtros, renderizar, nuvens, ruído sólido (Detalhe= 1 X e Y=4). Ajuste a opacidade desta camada para 20%.


10) Não remova a seleção e crie uma nova camada. Desta vez pinte-a com um tom médio de cinza.

11) Volte ao menu Filtros e selecione a opção Ruído, e depois Ruído HSV. Os números devem ser estes 3, 0, 0 e 35 – em ordem. Feito isso, continue nos filtros e selecione Realçar e depois em Aguçar. O valor de acuidade deve ser 85. Clique em Modo e mude para Dividir e em seguida reduza a opacidade desta camada para 40%. Aplique a desfocagem gaussiana novamente, com 5px.


12) Crie mais uma camada nova a partir da mesma seleção feita no passo 5. Desta vez, pinte-a com um tom de azul (#AFBEFF) e diminua a opacidade para 10% e coloque a camada no modo Cor.

13) Agora salve a sua fumaça e aplique-a em qualquer fotografia que preferir.


14) Se quiser transformar sua fumaça em fogo, clique em Filtros, Alfa para logo e selecione Incandescente.

sábado, 11 de julho de 2009

Windows Movie Maker: narrando seus vídeos

Por Danilo Amoroso
sexta-feira, 10 de julho de 2009
É muito fácil adicionar narrações nos seus vídeos. Saiba como neste tutorial e deixe seus vídeos mais pessoais.

É ótimo criar vídeos com suas imagens acompanhadas de uma ótima trilha sonora. Em muitos casos, músicas falam melhor do que nós mesmos, mas nem sempre. Em outros casos, uma narração pode deixar seu vídeo mais impactante, divertido e pessoal. Muitos editores de vídeo oferecem este recurso, inclusive o Windows Movie Maker, e você vai aprender a usá-lo neste artigo, continuando essa série do Baixaki sobre o editor de vídeos do Windows.

Tudo que você precisa é de um microfone conectado ao PC. Com a sequência de imagens pronta, é hora de começar.

1 – a exibição deve estar no modo Linha do Tempo. Isso pode ser feito em Exibir-Linha do Tempo.

Ative o a visualização de Linha do Tempo para começar.

2 – nesta linha do tempo, clique no ponto do vídeo onde você deseja começar a narração ou então arraste o indicador de cor verde.

Marque o ponto do início da narração.

3 – vá em Ferramentas-Narrar Linha do Tempo ou então clique no botão Linha do Tempo para abrir um menu e escolher esta opção.

As duas maneiras para iniciar a gravação.

4 – clique em Mostrar opções caso esteja disponível. Você verá a indicação do tempo de narração capturada e do tempo disponível, além de duas opções interessantes para seu trabalho:

Atente para as configurações disponíveis.Limitar narração ao espaço livre disponível na faixa de Áudio/Música - marque esta opção para que o Movie Maker pare de gravar automaticamente quando atingir outra faixa de áudio na linha do tempo.

Alto-falantes sem som - (marque esta opção para impedir que qualquer áudio seja executado nos alto-falantes enquanto você grava sua narração. Isso ajuda a eliminar ecos ou áudios indesejados da narração. Recomenda-se usar fones de ouvido para que você ouça como tudo vai ficar mixado.

Por último, escolha o dispositivo de captura de áudio que deseja usar em Dispositivo de áudio. Essa opção está disponível para dispositivos analógicos, sendo que o dispositivo de áudio em geral terá o nome de placa de som instalada no computador.

5 – experimente falar no microfone, prestando atenção no indicador de volume. Mova o indicador até conseguir o volume ideal. Não deixe que o volume chegue à parte vermelha do indicador.

6 – clique em Iniciar Narração e então solte a voz! Acompanhe o vídeo no tocador à direita e clique em Parar Narração quando concluir.

Ajuste o volume antes de começar a gravar.

7 – dê um nome para a narração e clique em Salvar. O Windows Movie Maker importa a narração para a coleção atual e a coloca na linha do tempo no ponto onde você começou a narrar.

Pronto! Seu vídeo está narrado e mais personalizado. Esperamos que você tenha gostado deste simples tutorial. Não deixe de acompanhar esta série sobre o Windows Movie Maker.

Photoshop: criando 'planetas'

Criar um planetinha como este no Photoshop é bem fácil. Saiba também como se "clonar" nas fotos.
Escolha uma foto de paisagem em que a largura seja, pelo menos, o dobro da altura. Você também pode usar uma imagem grande e cortar nesse formato.
O ideal é que a "crosta" do planeta fique no meio, ocupando cerca de um terço da altura da foto. Quanto mais reta estiver a linha do horizonte, melhor.
Agora você precisa deixar a imagem quadrada. Uma forma de fazer isso é entrando no menu Image / Image size. Desmarque o quadradinho [ ] Constrai Proportions e defina o tamanho para o seu planeta. A largura (Width) e a altura (Height) devem ser iguais.
A foto quadrada vai ficar assim, espremida.
O próximo passo é virar a foto de cabeça para baixo. Entre no menu Image / Rotate canvas e clique em 180º.
Virou?
Agora vamos "entortar" a foto, para que um lado se junte ao outro, dando o efeito circular. Entre no menu Filter / Distort / Polar Cordinates...

Pronto! Você já tem um planeta. Só que a parte central da "crosta" ficou para baixo. Vamos virá-lo. Entre no menu Image / Rotate canvas e clique em 180º.
Veja que beleza: um planeta para chamar de seu. Saiba também como se "clonar" nas fotos.
créditos para equipe ig:http://fotos.noticias.bol.uol.com.br/entretenimento/photoshop-planetas_album.jhtm?abrefoto=1

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Photoshop: aprenda como clonar pessoas

Aprenda a criar clones de pessoas em uma mesma imagem usando efeitos simples do Photoshop. O procedimento é o mesmo tanto para usuários de Macintosh quanto de PC.
1 - O primeiro passo é fazer várias fotos de um mesmo ângulo e ambiente. Escolha o local, apoie a câmera em um lugar firme ou fixe com um tripé para evitar trepidação. Ative o temporizador da câmera para fazer retratos em poses diferentes. Quanto mais você interagir com o ambiente, mais divertido ficará o resultado final.
2 - Agora, abra todas as fotos no Adobe Photoshop CS3. Para isso, clique em File (Arquivo), e depois em Open (Abrir).
3 - Clique na pasta em que foram salvas as imagens. Selecione todos os arquivos, e clique em Open (Abrir).
4 - Com todos os arquivos abertos, escolha uma foto para ser a base da montagem.
5 - Para criar os clones, será necessário sobrepor todas as fotos em um arquivo só. Copie as demais imagens e cole no arquivo base. O Photoshop vai gerar um Layer (Camada) para cada foto. Para editar cada layer, clique em Window (Janela) e selecione uma imagem diferente da base. No nosso exemplo, selecionamos a IMG_6415.JPG como base e alternaremos para imagem IMG_6411.JPG.
6 - Selecione toda a imagem para copiá-la e colá-la sobre o arquivo base. Clique em Select (Selecionar), All (Tudo)
7 - Uma linha tracejada aparecerá contornando a imagem. Isso indica que a imagem foi selecionada. Para copiar, clique em Edit (Editar), Copy (Copiar).
8 - Volte novamente para a imagem base (no nosso caso, a IMG_6415.JPG). Para isso, clique novamente em Window (Janela) e selecione a sua imagem base.
9 - Com o fundo aberto (IMG_ 6415.JPG), cole a imagem que você copiou (IMG_6411.JPG), sobrepondo-as. Para isso, clique em Edit (Editar), Paste (Colar) .
10 - O Photoshop cria um Layer (Camada) automaticamente, e a imagem que você vê é a imagem copiada e não a imagem base. Isso acontece porque o Photoshop trabalha em camadas. Quando colamos uma imagem sobre a outra, elas se sobrepõem. Veja que existe um Background (Fundo) e o Layer 1.
11 - Repita o processo do Passo 6 ao 10 deste tutorial para cada foto diferente. Criaremos então um arquivo com diversas camadas. No nosso caso, como foram tiradas 5 fotos, o arquivo base deverá ficar com 5 camadas: uma de Background (Fundo) e 4 Layers (Camadas).
12 - Vamos começar a editar as imagens. Para isso, é preciso ocultar camadas e editá-las uma a uma. Na aba Layers (Camadas), você encontra um ícone em forma de olho ao lado de cada camada, que indica quando esta estará visível ou não. Oculte todas as camadas, exceto a número 1 .
13 - Clique no Layer 1 (ele ficará destacado em azul) para editá-lo. Agora, você deve apagar o fundo e manter apenas a pessoa que será clonada. Selecione a ferramenta Eraser Tool (Borracha), que está na barra de ferramentas lateral.
14 - No Photoshop, podemos definir a área de ação da ferramenta Eraser Tool (Borracha). Clique em Brush e selecione o tamanho 400 px com Hardness (Dureza) em 50%. Apague tudo, deixando apenas a pessoa. Se necessário, reduza ou aumente o tamanho do Brush (Pincel) ou o Hardness para ter mais precisão.
15 - Apague o fundo todo da imagem e deixe apenas a pessoa. O resultado ficará próximo disto .
16 - Agora, iremos fazer o mesmo processo na segunda camada. Acione o olho do Layer 2, para visualizá-lo e oculte o Layer 1. Depois, clique em Layer 2 para poder editá-lo. Repita o processo descrito nas etapas 14 e 15. Apague o fundo todo, deixando apenas a pessoa na imagem.
17 - Repita o processo em todos as camadas, exceto o Background (Fundo).
18 - Agora, iremos visualizar o resultado final. Para isso, habilite os ícones em forma de olho de todas as camadas. Fique de olho na ordem dos layers, para não cortar nenhum pedaço das imagens (por exemplo, o menino se preparando para descer no escorregador deve ser uma camada acima da foto do menino em pé no alto do brinquedo).
19 - Não se esqueça de salvar o seu trabalho, clicando em File (Arquivo), Save as (Salvar como).
Confira como ficou o trabalho final.

c'reditos para a equipe do ig: http://fotos.noticias.bol.uol.com.br/entretenimento/clonagem-photoshop-20090709_album.jhtm?abrefoto=1

Volte Sempre.